quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Descoberto Planeta com condições mais ou menos habitáveis

Uma notícia que encontrei em um forum, acharam um novo planeta "velho" até porque já estavam observando durante um bom tempo. É incrível a quantidade de planetas que acharam de uns anos para cá.

Astrônomos americanos informaram nesta quarta-feira a descoberta de um planeta do tamanho da Terra e com condições de ser habitado em órbita de uma estrela próxima. O planeta, encontrado por astrônomos da Universidade Santa Cruz (UCSC), na Califórnia, e do instituto Carnegie de Washington, está localizado em uma "zona habitável" em órbita da estrela vermelha anã Gliese 581, o que significa que pode haver água em sua superfície.
A água líquida e a atmosfera são necessárias para que um planeta possa potencialmente ter vida, mesmo que não seja um lugar muito agradável para se viver, segundo os cientistas. Os pesquisadores determinaram que o planeta, batizado de Gliese 581g, tem uma massa de três a quatro vezes a da Terra e um período orbital de pouco menos de 37 dias.
Sua massa indica que provavelmente é um planeta rochoso com suficiente gravidade para possuir atmosfera, segundo Steven Vogt, professor de astronomia e astrofísica da UCSC e um dos chefes da equipe que descobriu o planeta.
Se Gliese 581g tiver uma composição rochosa parecida com a Terra, seu diâmetro seria de 1,2 a 1,4 vezes ao do nosso planeta. A gravidade na superfície seria igual ou um pouco maior à da Terra, o que significa que uma pessoa poderia andar a pé facilmente, segundo Vogt.
Gliese 581g foi descoberto por cientistas que trabalham no Lick-Carnegie Exoplanet Survey, que há 11 anos observam a estrela vermelha anã Gliese 581, localizada a apenas 20 anos-luz da Terra.



FONTE: Terra

2 comentários:

  1. 11 anos de observação e so agora eles veem isso???
    esqueceram de tirar o tapão do telescopio?
    http://www.failfunnies.com/images/1/bush-fail.jpg

    ResponderExcluir
  2. xD...para mim eles esconderam a história..sim..o bush e os outros são fantoches na minha opnião.

    ResponderExcluir