sábado, 2 de outubro de 2010

Filmes Amaldiçoados

Realmente conhecidencia tantas pessoas do mesmo filme morrerem, até crianças.


Como já é do conhecimento de todos, o filme O Exorcista , é considerado até hoje o filme mais assustador já feito. Porém acontecimentos marcantes e macabros tambem ocorreram durante a gravaçao deste e de alguns outros filmes.

O diretor John Boorman chegou a se oferecer para dirigir O Exorcista, mas posteriormente desistiu do projeto, por considerar a história cruel demais. Ele, entretanto, aceitou dirigir O Exorcista II - O Herege, lançado 4 anos depois.( Acredito que esse filme acabou com a carreira brilhante que a Linda Blair tinha pela frente pois esse filme foi um fracasso! ).

A atriz Ellen Burstyn aceitou atuar em O Exorcista estabelecendo uma única condição: que sua personagem não dissesse a frase "I believe in the devil!" ("Eu acredito no demônio!"), contida no roteiro original. Os produtores atenderam o pedido e esta frase foi omitida da história.



Eventualmente, o diretor William Friedkin consultava o Reverendo Thomas Birmingham sobre a possibilidade de exorcizar o set de filmagens. Em todas as vezes, o reverendo recusou o pedido, dizendo que isto causaria ainda mais ansiedade no elenco. Mas por diversas vezes ele visitou os sets para benzê-los e tranquilizar o elenco.

Durante as filmagens, 8 pessoas da produção morreram de forma não-explicada.

No filme de estréia da saga, o ator Jack MacGowran (o bêbado da festa) é o primeiro a morrer na história, despencando de uma tenebrosa escadaria. Uma semana após terminar de gravar MacGowran morreu mesmo. Dizem que vítima de pneumonia.



Muitas "tragédias" ocorreram com o "amigo do amigo do amigo". O ator Max von Sydow, o padre Merrin, mal começou a gravar quando soube que seu irmão havia morrrido. A esposa grávida de um assistente de câmera perdeu o bebê. E por aí vai...

A equipe técnica sofreu horrores durante a produção. O homem que refrigerava o quarto ( o quarto era refrigerado por 4 refrigeradores ) onde aconteceu as cenas de possessão morreu de maneira inexplicável. Um vigia noturno que cuidava dos cenários foi morto a tiros durante uma madrugada. Um carpinteiro cortou o polegar fora. Outro serou o dedão do pé. Imprudência no trabalho?

A atriz Ellen Burstyn, que fazia a mãe da garotinha endiabrada, sofreu uma grave lesão na cena em que é atirada para longe pela filha. Inclusive essa cena nao foi cortada, e o grito da atriz ao cair no chao é verdadeiro. A culpa é tanto do demônio quanto do diretor Willian Friedkin, que instruiu o técnico responsável por puxá-la com a corda a "dar tudo de si".

A atriz Mercedes McCambrige ingeriu ovos crus, fumou igual uma chaminé e fez o diabo pra ficar com a voz rouca e demoníaca da meninha possuída. Mas os produtores "esqueceram" de colocar o nome dela nos letreiros do filme. A atriz processou o estúdio - só para saberem que não se brinca com o demo!



O argentino Lalo Schifrin compôs uma trilha sinistra para O Exorcista, mas o diretor Friedkin achou o trabalho muito... chinfrim. Preferiu então usar o tema de piano já pronto ("Tubular Bells"). Schifrin vendeu a trilha rejeitada para o filme A Casa do horror(1979). Resultado: recebeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro, coisa rara para um filme de terror
!
E segundo boatos, a atriz Linda Blair ( a garotinha Regan )após gravar o filme ficou 6 meses sobre proteçao policial para sair de casa, pois estava sendo ameaçada de morte.E como muitas pessoas pensam, ela nao morreu! continua viva e trabalhando, fez ate uma participaçao recente na serie Sobrenatural.


 Em “Poltergeist”, o Fenômeno (1982), onde Spielberg foi produtor executivo e devido aos acidentes de bastidores, notícias diziam que ele nunca mais colocaria suas mãos num tema destes.A lenda urbana sobre uma maldição que atacou os astros e participantes da série Poltergeist.
A ídeia surgiu devido às mortes de alguns dos seus atores:

Dominique Dunne - fez a irmã mais velha de Carol Anne (morreu aos 22 anos estrangulada pelo namorado em 1982) Ao estrangular Dominique Dunne, para encobrir o barulho, o namorado colocou para tocar a trilha sonora de Poltergeist em volume bem alto.


Julian Beck - fez o reverendo Henry Kane (morreu aos 60 anos de câncer no estômago em 1985 )


Will Sampson - fez o índio Taylor (morreu aos 53 anos por complicações em uma cirurgia cardíaca em 1987)

Um comentário:

  1. Oi:

    Legal este site!
    Realmente, coisas ESTRANHAS ainda rondam tais filmes...
    Sobre o Poltergeist: um clássico do cinema (a história, os efeitos), me emociono quando vejo fotos/coisas sobre a atriz Heather O´Rourke! e imagino como ela seria aos 35...
    Sobre O EXORCISTA: um filme CHOCANTE/POLÊMICO... imagino que se fossem fazer um semelhante: seria diferente, pois as leis que defendem crianças estão bem mais severas! No site 'amazon.imdb.com' (de filmes/novelas/artistas), há informações detalhadas (falhas, artistas que fariam alguns papéis e que foram substituídos, etc)...A Atriz Linda Blair atuou em produções, nos anos 70: e depois em filmes TRASH! Se envolveu com drogas, mas saiu disso. Atualmente, se dedica aos animais (e tem uma marca de roupas).
    Costumo dizer que 'se deve temer SÃO OS VIVOS': dos mortos, caso nos vejam: seria ter vergonha! (risos)
    Valeu pelo blog!

    Rodrigo Rosa

    ResponderExcluir